domingo, 2 de novembro de 2014

Auto-Observação – Aurora

 

Auto-Observação – Aurora

Aurora Kairos
Gurdjieff on Creation Para mim, o que acende a luz da auto-observação é o desejo de alcançar um nível mais alto de existência. Isso soa nobre e bom, mas só é bom se eu usar um método objetivo que dê foco e disciplina a essa busca. Caso contrário, como aconteceu no meu caso, eu me tornei ansiosa, sem disciplina ou foco. Assim eu era quando comecei a praticar o Quarto Caminho.
Uma das minhas primeiras observações foi a freqüência e a intensidade com que eu expressava emoções negativas. Logo entendi que esse mau hábito era o que me afligia e me mantinha presa em um mundo muito baixo. Então, eu defini o objetivo de trabalhar contra esta expressão. Logo percebi que a auto-observação daria foco para o que eu tinha que fazer no meu trabalho, mas não implicava em ter o controle sobre a expressão desse mau hábito. Eu me dei conta da necessidade de uma prática consistente das técnicas disponíveis no Quarto Caminho, o que permitiria o desenvolvimento de novos bons hábitos que gradualmente tomariam o espaço dos maus. Depois de três anos acumulando observações, comecei um diário e minha primeira frase nesse livro foi: Eu sou responsável por meus estados emocionais. Eu ainda cultivo este hábito de escrever minhas observações e todo o conteúdo dos meus muitos diários estão de alguma forma relacionados, como diferentes cenas e atos de uma peça de teatro.
Outras técnicas que especificamente me ajudaram a refinar as tendências da minha essência foram: lembrar-me de terminar o que eu comecei, por mais insignificante que isso possa parecer, observar e controlar conversa desnecessária, auto-piedade, gesticulação excessiva. Outros métodos incluem comer devagar – sentindo o sabor da comida, considerar e considerar externamente os outros.
Esses novos hábitos que estou adquirindo constituem ainda outras formas de acender a luz da auto-observação.
Fonte:  http://ggurdjieff.com.br/aurorakairos/criacao1-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário